Sessão de Pôsteres

Para visualizar as informções de cada eixo, clique nos links abaixo.

Caso os links não funcionem na primeira vez, por favor, aperte a tecla "F5" de seu teclado para forçar a atualização do cache de seu navegador e tente novamente.

Eixo 1

Eixo 2

Eixo 3

Eixo 3-1

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1929 A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O MODELO DE GESTÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO JAIRO CAMPOS DOS SANTOS Tenda 
2270 PARTICIPAÇÃO, TRABALHO DOCENTE E (RE)FORMAÇÃO HUMANA Andréa Giordanna Araujo da Silva Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2671 AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS A RESPEITO DO ENSINO APOSTILADO. Edimar Aparecido Silva Tenda 
2763 AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS Ana Maria Eyng, Cleide Eurich Sohn Tenda 
3282 POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO EM PARCERIA: COMO SE FORA A BRINCADEIRA DE RODA Marelise de Fátima Griebeler Reis Tenda 

Eixo 3-2

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1262 FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O FOCO NA ESCOLA Wanderlei Sebastião Gabini, Renato Eugênio da Silva Diniz Tenda 
1268 “COMO SERIA UMA AULA COM O USO DO FACEBOOK?”: POSSIBILIDADES PARA SE PENSAR UMA EDUCAÇÃO PARA A CIBERCULTURA Dilton Ribeiro do Couto Junior Tenda 
1327 TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL E À DISTÂNCIA: A PRÁTICA DOS PROFESSORES Nadiane Feldkercher Tenda 
1458 O ENSINAR E O APRENDER COM O COMPUTADOR: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Analigia Miranda da Silva, Claudia Maria de Lima Tenda 
1460 Jovens professores no contexto da prática de ensino de Ciências e as tecnologias de informação e comunicação Heloisa Helena Oliveira de Magalhães Couto Tenda 
1657 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - A PRODUÇÃO DAS REVISTAS ZETETIKÉ E BOLEMA Natiele Silva Lamera Elorza Tenda 
1700 BLOG ESLBRASIL E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA E PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA Rosemara Perpetua Lopes, Eloi Feitosa Tenda 
1835 FORMAÇÃO DE SUSTENTAÇÃO PARA DOCENTES NO PROUCA: COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM Katia Alexandra de Godoi, Silvana Donadio Vilela Lemos Tenda 
1908 A LEITURA EM SUPORTE IMPRESSO E DIGITAL: MODIFICAÇÕES NOS MODOS DE LER Adriana Pastorello Buim Arena, Léa Anny de Oliveira Moraes Tenda 
1913 Prática pedagógica dos professores formadores do curso de especialização à distância em gestão educacional da Universidade Aberta do Brasil Gisele Brandelero Camargo Pires Tenda 
2009 CONSIDERAÇÕES E PERCEPÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO E A APLICABILIDADE NA UTILIZAÇÃO DE BLOGS EM DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO E DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR Rodrigo Romero Faria Santos Tenda 
2014 ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO NOS CURRÍCULOS DO CURSO BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Marielle Barros de Moraes Tenda 
2409 O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CURSOS DE PÓS-GRAUDAÇÃO A DISTÂNCIA (LATO SENSU): ÊNFASE NOS ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS Maria Betanea Platzer, Regiane Sedenho de Morais, Fabiana Cristina de Souza Stesse Tenda 
2428 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM/AVA: A INTERATIVIDADE OS SABERES E FAZERES NA AÇÃO EDUCATIVA Maria Elizabete Souza Couto Tenda 
2505 PRODUÇÃO DE CONTEÚDO VISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA LOCAL Adriana Cristina de Godoy, Andrea Coelho Lastoria Tenda 
2514 AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS A INCLUSÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL Marília Mariano, Rinaldo Molina Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2535 O PLANEJAMENTO DE AULAS DE BIOLOGIA DENTRO DO PORTAL DO PROFESSOR marilda shuvartz, Elisandra Carneiro de Freitas Tenda 
2856 A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM Clodoaldo Pires Araújo, Rurh Cristina Soares Gomes Tenda 
3003 GEOTECNOLOGIAS: UM RESGATE DA MEMÓRIA DA CIDADE DE SALVADOR (BA) ATRAVÉS DO OLHAR DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA Tânia Regina Dias Silva Pereira, Fabiana dos Santos Nascimento, Josemeire Machado Dias, GUSTAVO ERICK DE ANDRADE Tenda 
3022 APRENDENDO COM CIDADES VIRTUAIS: O USO DO JOGO COMO POTENCIALIADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA Tânia Regina Dias Silva Pereira, Fabiana dos Santos Nascimento, Josemeire Machado Dias, GUSTAVO ERICK DE ANDRADE Tenda 
3137 A WEB 2.0 E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO COLABORATIVA DE SEUS RECURSOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA Claudio Zarate Sanavria, Maria Raquel Miotto Morelatti Tenda 
3190 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: RECURSOS E LINGUAGENS DINAMIZADORES DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM Elisabete da Silva Dutra Tenda 
3408 A área de Tecnologia da Informação e Comunicação no curso de Pedagogia: o currículo moldando a pra'tica de ensino Alessandra David, silvana aparecida nieto lopez Tenda 
3488 O USO DO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA POR ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NO AMBIENTE ESCOLAR NA VISÃO DOS CUIDADORES Ana Lidia Penteado Urban Tenda 
3498 PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES SOBRE O USO DAS TIC NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SANTA CATARINA Rafael Cunha Lara Tenda 
3580 A CONTEMPORANEIDADE NA REALIDADE ESCOLAR DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: RELATOS E PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS Caroline Leonhardt Romanowski, Soraia Napoleão Freitas, Carla Beatriz Kunzler Hosda, Leandra da Costa Tenda 
3585 EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO LÚDICA DE PROFESSORES: O PORTAL “OFICINAS DE BRINCAR” Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Roseli Aparecida Monaco, WAGNER ANTONIO JUNIOR Tenda 
3666 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS DIMENSÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS DOS ENCONTROS COM OS DESENHOS ANIMADOS. Daniele de Carvalho Grazinoli, Marlene Nunes Ferreira, Juliana Costa de Góes Monfardini Tenda 
3728 USO DO MOODLE COMO SUPORTE PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS CURRICULARES PRESENCIAIS, SEMIPRESENCIAIS E A DISTÂNCIA. Ana Karine Loula Torres Rocha Tenda 
3750 O USO DA TECNOLOGIA DE SIMULAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR Irene Jeanete Lemos Gilberto, Renato Fares Khalil Tenda 
3920 O professor e a prática pedagógica no contexto da cultura digital Luciana Silva dos Santos Tenda 
3959 AS EPISTEMOLOGIAS DO USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA Daniele de Carvalho Grazinoli, Marlene Nunes Ferreira, Juliana Costa de Góes Monfardini Tenda 

Eixo 3-3

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1531 CURRÍCULO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS: A VISÃO DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE DIREITO Tania Alencar de Caldas, Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira Tenda 
1671 A AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PÓS-GRADUAÇÃO E O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO Maria Lucia Indjaian Gomes Cruz, Marcos Tarciso Masetto Tenda 
1683 PROGRAMA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ATRAVESSAMENTOS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO NO/DO/COM COTIDIANO ESCOLAR Ricardo Figueiredo Tenda 
1699 ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE: PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA Maria Marcia Sigrist Malavasi, Luana Costa Almeida, Geraldo Antonio Betini, Adriana Varani, Laura Noemi Chaluh, RITA DE CASSIA SILVA GODOI MENEGÃO, ANA PAULA CARRA, Tatiana Carvalho Duarte, Daniela Cristina de Menezes Cosso Tenda 
1746 SABERES DOCENTES E QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO À PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Juliana Gomes Jardim, Mauro Betti Tenda 
1752 O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL Cristiane Elvira de Assis Oliveira Tenda 
1784 SABERES DOCENTES: O TEMA LUTAS NO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO Marcos Roberto So, Mauro Betti Tenda 
1785 O CENSO ESCOLAR NO CONTEXTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO PACTO FEDERATIVO BRASILEIRO Rosangela Maria de Oliveira Souza, Eduardo Augusto Moscon Oliveira Tenda 
1857 POLÍTICA PÚBLICA PARTICIPATIVA MEDIADA PELA CATEGORIA DE NEGOCIAÇÃO: REPERCUSSÕES NA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCOLA PÚBLICA. Mara Regina Lemes de Sordi, Jordana de Souza Silva, Thaís Carvalho Zanchetta Penteado Tenda 
1917 DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UM OLHAR NA ATUAÇÃO DO GESTOR Michele Michelin Granzotto, MARILENE GABRIEL DALLA CORTE Tenda 
2138 AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO DO ALUNO PARA A ATRIBUIÇÃO DE SANÇÕES E BONIFICAÇÕES À ESCOLA E AO PROFESSOR ADILSON DALBEN Tenda 
2248 A INTERRELAÇÃO DA VIOLÊNCIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS Verginia Dallago Rossato, Félix alexandre antunes Soares, Nara Vieira Ramos Tenda 
2437 Gestão escolar: o processo pedagógico em questão. MARIA ISAILMA BARROS PEREIRA Tenda 
2646 PLANEJAMENTO CURRICULAR DA CRECHE: DAS DICOTOMIAS ENTRE O DITO E O FEITO A UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA Michelle de Freitas Bissoli, Raquel Neiva de Souza Carvalho Tenda 
2676 AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DIRETORES ESTADUAIS DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP Patrícia Cralcev Azevedo Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2873 A GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS NOS INDICADORES EDUCACIONAIS DOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS Cristina Maria Bezerra Oliveira Tenda 
2878 A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULO NUMA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA BUSCA PELA QUALIDADE DE ENSINO Thaís Cristina Rodrigues Tezani Tenda 
2885 CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: AS AÇÕES INSTITUINTES DA ESCOLA A PARTIR DOS DIÁLOGOS COTIDIANOS Alexandro Braga Vieira Tenda 
2925 O gestor e a organização do espaço escolar Ivone Tambelli Schmidt Tenda 
3067 O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA: O ESTADO DO CONHECIMENTO ARLETE MARINHO GONÇALVES, Maria Josefa de Souza Távora Tenda 
3107 PATRIMONIALISMO E GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Tenda 
3161 ZOOTERAPIA UTILIZADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Vanessa da Silva Santos, Ana Cristina Silva da Rosa, Denizia Ribeiro da Silva Tenda 
3168 GESTÃO ESCOLAR E O PAPEL DOS SUJEITOS PARA O FORTALECIMENTO DO COMPROMISSO DOS EDUCADORES COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. Ana Karine Loula Torres Rocha, Fernanda Brito Paiva, Tatiane Neiva Barreto Tenda 
3221 QUALIDADE NA MERENDA ESCOLAR: INTERVENÇÕES GASTRONÔMICAS Alice Nayara dos Santos, Leopoldo Godim Neto, josé arimatea barros bezerra Tenda 
3264 AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM OLHAR SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS PATRÍCIA PERLIN, Luís Sebastião Barbosa Bemme Tenda 
3344 GESTÃO EDUCACIONAL: DOS PARÂMETROS NEOLIBERAIS AOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS ELIZANGELA DA SILVA BARBOZA RAMOS Tenda 
3356 O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha Tenda 
3602 AÇÕES DE ROTINA DO TRABALHO ESCOLAR: ORGANIZAÇÃO E DESENVOLOVIMENTO Adriene Bolzan Duarte Tenda 
3684 GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA E AS REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Ubirajara Couto Lima, LARISSA MONIQUE DE SOUZA ALMEIDA Tenda 
4075 O gestor e a organização do espaço escolar Ivone Tambelli Schmidt, Emerson Magro Tenda 

Eixo 3-4

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1821 INICIAÇÃO À FLAUTA DOCE: UMA PRÁTICA DE ENSINO SIGNIFICATIVA Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Thelma Nunes Taets Tenda 
1243 O USO DE MODELOS NO ENSINO DE BIOLOGIA Leandro Duso Tenda 
1287 PRÁTICAS DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS: MÚLTIPLAS LEITURAS E PRODUÇÕES DE CONHECIMENTOS ESCOLARES Fernanda Ferragut Fávaro Tenda 
1302 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM TORNO DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), ENTRE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE DIADEMA Luciana Aparecida Farias, Beatriz Belloti di Traglia Tenda 
1320 JOGOS DE MESA PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA Sara Quenzer Matthiesen, Guy Ginciene Tenda 
1377 A IMPORTÂNCIA DO DISCURSO ESCRITO NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES Adriana Pastorello Buim Arena Tenda 
1379 PESQUISA EM ARTES VISUAIS – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS ANTIGAS NA ESCOLA Maristani Polidori Zamperetti, Ângela Balzano Neves Tenda 
1399 AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CURSOS DE ENGENHARIA: OLHARES ACADÊMICOS Renata dos Santos Tenda 
1411 O DESENVOLVIMENTO DA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA Ludmila de Almeida Freire, Silvia Elizabeth Moraes Tenda 
1474 GERANDO SIGNIFICADOS E ATRIBUINDO SENTIDOS PARA A APRENDIZAGEM: AS AÇÕES DE UMA PROFESSORA EM ATIVIDADE DE ENSINO Amanda Cristina Tedesco Piovezan, Maria Lucia Panossian Tenda 
1506 O SIGNIFICADO SOCIAL E O SENTIDO PESSOAL DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA AS ALUNAS DO CURSO NORMAL DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG OLIRIA MENDES GIMENES Tenda 
1515 A TECEDURA DO ENSINOAPRENDIZAGEM Graciele Fernandes Ferreira Mattos Tenda 
1527 PROPOSTA NORTE-AMERICANA DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA E SUA APROPRIAÇÃO EM CONTEXTO BRASILEIRO Renata Junqueira de Souza, Joice Ribeiro Machado da Silva Tenda 
1558 A AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA EM ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Susana Gakyia Caliatto, Selma de Cássia Martinelli Tenda 
1583 O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA DA PRÁTICA EDUCATIVA COM O AUXÍLIO DE UMA TECNOLOGIA DE IMAGEM Dulcimeire Aparecida Volante Zanon Tenda 
1588 APONTAMENTOS EDUCACIONAIS SOBRE AS ARTES VISUAIS E A ARQUITETURA- UM DIÁLOGO COM A CULTURA VISUAL Leila Adriana Baptaglin Tenda 
1591 A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL Maria Guiomar Carneiro Tommasiello, Samara Dilio Franzol, Michelle Oliveira da Cunha Tenda 
1612 EFEITO-ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A COMPETÊNCIA ESCRITORA DE ALUNOS DE 6º/7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Luzia Videira Parisotto, Telma Aparecida Luciano Alves Tenda 
1613 O GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO HANDEBOL E DO FUTSAL Fernanda Bianchini Cezar, Lílian Aparecida Ferreira Tenda 
1621 A REALIDADE ESCOLAR CONTEMPORÂNEA: ESTADO DA ARTE SOBRE A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA COM DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA VANESSA DO NASCIMENTO SILVA, Loriége Pessoa Bitencourt, Egeslaine de Nez Tenda 
1670 A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES E DISCENTES Ethel Silva de Oliveira, Elisangela Silva de Oliveira Tenda 
1694 CRÍTICA E AUTOCRÍTICA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA NARRATIVA DA PRÓPRIA PRÁTICA DE ENSINAR E APRENDER Luciana Venâncio Tenda 
1732 PICHAÇÃO = EDUCAÇÃO = ARTE: CONTRADIÇÃO? Tamiris Vaz, Marilda de Oliveira Tenda 
1734 “PROGRAMA CIDADESCOLA” NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A OPINIÃO DAS CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA ESCOLA. Nair Correia Salgado de Azevedo, Mauro Betti Tenda 
1741 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E AS ESPECIFICIDADES DE SEUS EDUCANDOS Thaís Telles Queiroz Tenda 
1794 A DINÂMICA DA DOCÊNCIA E ALGUMAS QUESTÕES INERENTES A SUA PRÁTICA Marli Simionato, Marilda de Oliveira Tenda 
1813 EDUCAÇÃO FÍSICA E FUTSAL: QUAL TEM SIDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA E A PRÁTICA DE PROFESSORES NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL? Wilson Nobrega Saboia, Emanoela Therezinha Bessa Mendes, Silvia Maria Nóbrega-Therrien Tenda 
1814 ENSINO DE GEOGRAFIA: COTIDIANO, PRÁTICAS E SABERES Lucineide Mendes Pires Tenda 
1849 MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES Rita de Cassia Fernandes, Mônica Caldas Ehrenberg Tenda 
1868 INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO DIDÁTICO PARA A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Christine Syrgiannis, Ana Lúcia Gomes da Silva, Telma Teixeira de Oliveira Almeida Tenda 
1937 PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CURSO DE PEDAGOGIA - UFES Carline Santos Borges, Merislandia Paulo da Silva Tenda 
1955 LEITURA E LITERATURA INFANTIL EM SALA DE AULA: A PRÁTICA COLABORATIVA NO ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA Vanessa Bataus, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto Tenda 
2062 CONTRIBUIÇÕES PARA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID – GEOGRAFIA DA FAED/UDESC Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Tenda 
2064 A CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL Rita de Cassia Fernandes, Mônica Caldas Ehrenberg Tenda 
2117 O Ensino Básico na voz de seus alunos: em foco, a dimensão afetiva Laurinda Ramalho de Almeida, Andrea Jamil Paiva Mollica, CLAUDIA MARIA LABINAS RONCON SAUD, Lilian Corrêia Pessôa Tenda 
2155 O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: O LÚDICO COMO RECURSO FACILITADOR Maria do Socorro Castro Hage, Rubervan da Silva Leite Tenda 
2195 TEATRO NA EDUCAÇÃO: A CENA E O REPERTÓRIO Patricia Neves de Almeida Tenda 
2213 O ESPAÇO FÍSICO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS Roseli Viola Rodrigues, Gilmar Duarte Ribeiro Bueno Tenda 
2233 "CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO": CONVERSAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR. Eugenia Silva de Noronha, Rosali Rauta Siller Tenda 
2272 O TRABALHO COM TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS Marilda Pio da Silva Tenda 
2313 ARTE E BONECOS: UMA PROPOSTA DE INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL E PORTUGAL Fernanda Maria Macahiba Massagardi, Carla Maria Garcia Fernandes, Ângela Maria Mendes Saldanha Silva gomes Tenda 
2321 AS PRÁTICAS DOCENTES EM INTERFACE COM O ENSINO DE MATEMÁTICA Francisca Maria da Cunha de Sousa, Conceição de Maria Ribeiro dos Santos, Patricia da Cunha Gonzaga, Maria Lemos da Costa Tenda 
2401 FOCALIZANDO O PAPEL DAS IMAGENS MICROSCÓPICAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM CIÊNCIAS Lígia Cristina Ferreira Machado, CAROLINA BRITO PEREIRA Tenda 
2407 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES: evocações dos alunos sobre planejamento, métodos pedagógicos e melhoria na qualidade do ensino e aprendizagem MARTTEM COSTA DE SANTANA, nelson soares da silva júnior, Soraya Oka Lôbo Tenda 
2408 RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AVANÇOS TECNOLÓGICOS E INCLUSÃO DIGITAL PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL sandra aparecida de oliveira e souza, Iara Terra Oliveira Tenda 
2457 AVALIAÇÕES INFORMAIS E A CONSTITUIÇÃO DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS MEDIADOS: reflexões sobre práticas pedagógicas a partir da teoria histórico-cultural Tatiana Cristina dos Santos, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Tenda 
2463 UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA DOCENTE: ANALISANDO LIMITES E POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Ana Vérica de Araújo, Joao Batista Costa Santos Junior, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Isabel Cristina Higino Santana Tenda 
2472 A PESQUISA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: UM DOS CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Alda Maria do Nascimento Osorio, Christiane Caetano Fernandes Tenda 
2481 “ENSINAR PARA QUÊ?” A PERSPECTIVA DA DIDÁTICA TRABALHADA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Caroline Saraiva Oliveira Rodrigues da Silva', Lígia Cristina Ferreira Machado Tenda 
2542 A LINGUAGEM USADA NA MEDIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA FABRICIA PEREIRA TELES Tenda 
2551 A PERSPECTIVA DA CRIANÇA SOBRE A ESCRITA DE TEXTOS NA SALA DE AULA LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE Tenda 
2556 O recontar de fábulas e o deficiente visual Tarcia Regina da Silveira Dias, Vanessa Cristina de Araujo Silva Matos Tenda 
2566 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSTRUTIVISTAS EM PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes, Jorge Megid Megid Neto Tenda 
2600 A PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: PERSPECTIVAS NA VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES Maria Lemos da Costa, Conceição de Maria Ribeiro dos Santos, Patricia da Cunha Gonzaga, Francisca Maria da Cunha de Sousa Tenda 
2606 INCLUSÃO E INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: OLHAR SOBRE PARCERIA CRECHE, FAMÍLIA E SAÚDE NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DA CRIANÇA PEQUENA Maciel Cristiano da Silva Tenda 
2650 FUTUROS PROFESSORES APRENDENDO E ENSINANDO MATEMÁTICA: UM CASO DE ENSINO DE GEOMETRIA Laura Pippi Fraga, SIMONE POZEBON, Jucilene Hundertmarck Tenda 
2696 SABERES DE PROFESSORES QUANTO À MINERAÇÃO DE BAUXITA NA REGIÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO ANA CLÁUDIA LOPES CHEQUER SARAIVA, Rita de Cássia de Alcântara Braúna, Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Angela Maria de Carvalho Maffia Tenda 
2666 DA EDUCAÇÃO INFANTIL À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PROPOSIÇÕES PARA A SOCIEDADE APRENDENTE Márcia Adriana Rosmann, verõnica Glatt Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2668 Concepções e práticas pedagógicas de uma professora bem sucedida Lenita Carmello e Dirce C. Monteiro Tenda 
2753 VIAJANDO NO TEMPO PARA O CENTRO DA TERRA: HERBERT GEORGE WELLS E JÚLIO VERNE NO ENSINO DE FÍSICA Júlio César David Ferreira Tenda 
2767 PRÁTICAS DE RECONTO A PARTIR DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL Ilsa do Carmo Vieira Goulart Tenda 
2770 O recontar de fábulas e o deficiente visual Tarcia Regina da Silveira Dias, Vanessa Cristina de Araujo Silva Matos Tenda 
2776 O TEMPO E A CRIANÇA: UMA PESQUISA SOBRE OS CONCEITOS TEMPORAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Jéssica Castro Nogueira, Zena Eisenberg Tenda 
2799 ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE: ALUNOS INDÍGENAS DO CURSO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL (FIEI/UFMG) VISITAM A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA UFMG (EECO/UFMG) Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas, Celio da Silveira Junior Tenda 
2828 AVALIAÇÃO BILÍNGUE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM SURDEZ FLAVIA ROLDAN VIANA, EDIVÂNIA MARIA MELO DE ALBUQUERQUE, EVELINE MELO DE ALBUQUERQUE, Tereza Liduina Grigório Fernandes Tenda 
2844 A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA. Maria de Jesus Marques Silva Tenda 
2860 GÊNERO E SEXUALIDADE NA PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA Zilene Moreira Pereira Tenda 
2919 A POSTURA DO EDUCADOR E AS INTERAÇÕES SOCIOAFETIVAS ENTRE CRIANÇAS NA CRECHE: ALGUNS APONTAMENTOS Katiuska Marcela Grana Ferreira, ORLY ZUCATTO MANTOVANI DE ASSIS Tenda 
2920 Brinquedoteca do IFCE Campus Canindé: um projeto em construção Luciana de Oliveira Souza Mendonça, Ana Cláudia Gouveia de Sousa Tenda 
2926 PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA FILOSÓFICA WITTGENSTEINIANA Érica Mitsue Nakamura, Anna Regina Lanner de Moura Tenda 
3033 EXPERIÊNCIAS EM ARTES VISUAIS: APRENDIZAGENS INVENTIVAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Thais Raquel da Silva Paz, Tamiris Vaz Tenda 
3035 AFETIVIDADE E JOGOS COOPERATIVOS: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL JOSIANE FONSECA DE BARROS, Flávia do Carmo Bullé, OZINEIDE RODRIGUES SODRÉ, Simone Gama Feitosa Tenda 
3048 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPUS JATAÍ: trajetórias do Estágio Curricular Supervisionado. Angela Rodrigues Luiz, Lilian Ferreira Rodrigues Brait Tenda 
3054 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS ARTICULADA À EDUCAÇÃO CTS: EXPEIRÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA? Cláudia Rodrigues Machado, Valdriano Ferreira do Nascimento Tenda 
3057 DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR Angélica do Fundo Barbosa Tenda 
3093 UMA REFLEXÃO DO SER PROFESSOR: MEMÓRIAS DE JOVENS E ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO Aurea da Silva Pereira, Juliane Costa Silva Tenda 
3152 Alfabetização e memória docente: o que revelam as narrativas de professores Maria Luiza de Souza Andrade, Maria Cristina Corais Tenda 
3187 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS INFANTIS PARANAENSES: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FROEBELIANA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA. Cristina Nogueira de Mendonça, Jaqueline Delgado Paschoal Tenda 
3189 QUE NENHUM SE PERCA: DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS Mariana Martins de Meireles, Simone Santos de Oliveira, Jussara Fraga Portugal Tenda 
3208 UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM CEGOS Nilra Jane Filgueira Bezerra, Salete Maria Chalub Bandeira, Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra Tenda 
3212 INTERPRETANDO TABELAS E CONSTRUINDO GRÁFICOS COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eduardo de Lucas Pereira, Keli Cristina Conti Tenda 
3216 FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO 2º SEGMENTO DA EJA: POSSIBILIDADES A PARTIR DA PESQUISA COLABORATIVA Jenaice Israel Ferro Tenda 
3219 A RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA E A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES INICIANTES Neridiana Fabia Stivanin, Nadiane Feldkercher, GABRIELA MACHADO RIBEIRO Tenda 
3223 INVESTIGAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO BERÇÁRIO DA CRECHE: O QUE AS CRIANÇAS NOS REVELAM SOBRE SEUS INTERESSES E PARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS? Tacyana Karla Gomes Ramos, Naiane Liborio Fontes, Graziela Monteiro Bispo Tenda 
3231 A PRÁTICA DA LEITURA NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS Ivoneide Pinheiro de Lima, Luciene Nobre Girão Tenda 
3250 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS ENTRADAS E SAÍDAS DAS CRIANÇAS Valdete Côco, Kallyne Kafuri Alves Tenda 
3252 O TEATRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA Alice Nayara dos Santos, Alinne Neyane Dos Santos Tenda 
3262 A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E INTENCIONALIDADE EDUCATIVA Priscila Sales Sales Rodrigues Tenda 
3273 ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Lucimêre Rodrigues de Souza, MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO Tenda 
3285 DISCURSOS DE ALFABETIZADORAS: O TRABALHO DOCENTE EM DEBATE Vanise dos Santos Gomes, Maria Claudia Cardoso Farias Tenda 
3297 TECENDO RELAÇOES ENTRE VIOLÊNCIA ESCOLAR E A AUTONOMIA MORAL: RECENTES PESQUISAS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS Marcelo Andrade, Monique Marques Longo Tenda 
3302 DOS LIVROS À PRÁXIS: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Camila Barreto Barreto Silva Tenda 
3383 A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE FAMÍLIAS PRESENTES NOS PLANOS DIRETORES. SUÉLEN CRISTIANE MARCOS. Tenda 
3384 DISCURSOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS EM FAVOR DOS JOGOS EDUCATIVOS Tatiana Soares Leandro, Zelia Granja Porto Tenda 
3432 O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Amanda Silva Aragão Tenda 
3463 AUTOCONCEITO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E NÍVEL TÉCNICO Andresa Aparecida Ferreira, Selma de Cássia Martinelli Tenda 
3543 CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE AULA SOBRE MUDANÇA DE FASE DA ÁGUA BASEADA NA TEORIA DE FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS POR ESTÁGIOS ALESSANDRA MARIA PEREIRA MARTINS DA SILVA, Maurílio Mendes da Silva, Cinthia Natali Pontes dos Santos, Andréa de Freitas Barbosa Tenda 
3581 A PESQUISA COMO PROPOSIÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA (2007 A 2011). Doracina Aparecida de Castro Araujo, Elson Luiz de Araujo Tenda 
3588 A MEDIAÇÃO DA LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS COMO CAMINHO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DOS MODELOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA Celio da Silveira Junior Tenda 
3599 QUALIDADE EM EDUCAÇÃO NA BAHIA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID E O PAPEL DA MEDIAÇÃO NA INTERFACE UNIVESRIDADE/EDUCAÇÃO BÁSICA Maria do Socorro da Costa e Almeida, Daniele Santana Santos, Josenice Rosa Lima, Balbina Santos de Oliveira Tenda 
3617 A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO CLUBE DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE RIO TINTO-PB, COMO RESULTADO DE UM PROJETO DO PROLICEN SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM Surama Santos Ismael da Costa, Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva Tenda 
3659 A INSERÇÃO DO ENFOQUE CTSA NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS Paulo Henrique Dias Menezes, Marilena Kaizer Rossignoli, Bruno Rodrigues dos Santos Tenda 
3664 A ELABORAÇÃO DE UM LIVRO, COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO, DESENVOLVIDA EM UMA SALA DE APOIO MULTIDISCIPLINAR INSERIDA NO PIBID Luciana de Almeida Moreira, Suzana da Silva Eufrásio Tenda 
3679 DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE PAIS E PROFESSORES Patrícia Yumi Fujisawa, Vanessa França Simas Tenda 
3715 DOIS DISCURSOS SOBRE COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Giovani Cammarota Tenda 
3755 EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO MEIO RURAL CAPIXABA Charles Moreto Tenda 
3768 A ESCRITA NA ESCOLA: REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? Renata Junqueira de Souza, Tatiane Portela Vinhal Tenda 
3779 TEORIA E PRÁTICA, ENSINO E PESQUISA, CONTEÚDO E COTIDIANO: ALGUMAS CONEXÕES NA ATUAÇÃO DO PIBID GEOGRAFIA/UFV Janete Regina de Oliveira, Higor Mozart Geraldo Santos Tenda 
3809 ROTEIRO DIDÁTICO: UMA POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Tânia Maria de Sousa França, Maria do Socorro de Sousa Tenda 
3812 AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE UM ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUMAS REFLEXÕES Ana Paula de Freitas, Maria Inês Bacellar Monteiro, Natália Vello Zieglitz Tenda 
3889 A ADOÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NESSA PERSPECTIVA CURRICULAR: UM ESTUDO AVALIATIVO ROSEANY CARLA DANTAS DE MENEZES Tenda 
3949 PONTOS E CONTRAPONTOS SOBRE A PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA COMUM Maria da Piedade Resende da Costa, Josefa Lídia Costa Pereira, Sandra Regina Costa Pereira Tenda 
3953 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS NO CAMPO: constatações, análises e proposições. Antônio Cláudio Moreira Costa Tenda 
3983 DA LEITURA À ENCENAÇÃO: RELATO DO PROCESSO DE MONTAGEM DE “MARTA, A ÁRVORE E O RELÓGIO” Hugo de Melo Rodrigues Tenda 
3987 PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 1º ANO DA LICENCIATURA EM ENSINO DE MATEMÁTICA NA BEIRA – MOÇAMBIQUE – DA PROVA E DEMONSTRAÇÃO EM GEOMETRIA PLANA Jacinto Ordem Tenda 
4035 OS DIFERENTES ESPAÇOS FORMATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DIDÁTICO DE INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR Palavras - chaves: estágio curricular; projeto formativo; significados e sentidos Adriana Ofretorio de Oliveira Martin, Anna Regina Lanner de Moura Tenda 
4065 PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: SOBRE A PRODUÇÃO DO SABER E DO SABER-ENSINAR Antonia Edna Brito, Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento Santos Tenda 

Eixo 1-1

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1286 ENSINO MÉDIO E MULTICULTURALISMO: UNIDADE NA DIVERSIDADE Gerson Luiz Buczenko Tenda 
1311 OS EFEITOS DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA E DOS ÍNDICES DE DESEMPENHO ESCOLAR SOBRE A GESTÃO DA ESCOLA E DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA REDE ESTADUAL PAULISTA Regiane Vaz de Oliveira, LUIZ CARLOS NOVAES Tenda 
1328 PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA VISCONDE DE ITABORAÍ Sheila Cristina Monteiro Matos Tenda 
1696 ENTURMAÇÃO: UMA PRÁTICA DE UMA ESCOLA DE CICLO Bianca da Silva Toledo Tenda 
1705 CICLOS ESCOLARES E CULTURA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA Hercules Guimarães Honorato, Elisangela da Silva Bernado Tenda 
1711 O Olhar de Três Professores de Matemática Sobre a Implementação do Currículo São Paulo Faz Escola Joana Cristina de Souza Oliveira, Maria do Carmo de Sousa Tenda 
1760 AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA E NA PRÁTICA DOCENTE SUSANA INÊS MOLON Tenda 
1779 AVALIAÇÕES E EXAMES: O CONFRONTO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA Daniely Moreira Vieira, Marcela Soares Campos Braga Tenda 
1827 O PDE E O IDEB NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA DESAFIADORA DA APROPRIAÇÃO E DA LEITURA DOS INDICADORES Ana Claudia Vasconcelos Tenda 
1850 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: EXPERIÊNCIA DA CIDADE DE SAMAMBAIA NO DISTRITO FEDERAL Edileuza Fernandes da Silva Tenda 
1909 POLÍTICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: APONTAMENTOS E REFLEXÕES Ana Lucia Ferreira da Silva Tenda 
2029 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA Daniele Cariolano da Silva, Isabel Magda Said Pierre Carneiro Tenda 
2069 AVALIAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA: A REALIDADE DAS ESCOLAS DA REGIONAL V Ligiane de Castro Lopes, JANICE CALDAS ARAÚJO Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2132 AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS: A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE MATO GROSSO Rosenei Bairros de Freitas Carvalho Tenda 
2194 PROGRESSÃO CONTINUADA E SERIAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO Adolfo Samuel de Oliveira Tenda 
2255 A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: INTERROGAÇÕES E RETICÊNCIAS Ingrid Thais Catanante, Stefanie Lello Wilkins, Elaine Sampaio Araujo Tenda 
2259 CRIANÇA NÃO É NÚMERO, CRIANÇA TEM HISTÓRIA': ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PRODUÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO Juliana Camila Barbosa Mendes Tenda 
2350 O BRINCAR NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE O CURRÍCULO Maísa Malta, Natalina Aparecida Laguna Sicca Tenda 
2585 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM MATO GROSSO Ana Arlinda de Oliveira, Maurecilde Lemes da Silva Santana Tenda 
2617 A EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DO RJ NA VISÃO DOS PROFESSORES: DO NOVA ESCOLA AO SAERJ DIANA GOMES DA SILVA CERDEIRA, Andréa Baptista de Almeida Tenda 
3595 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS MESTRE RAIMUNDO CARDOSO: UM ESTUDO AVALIATIVO JUNTO A PROFESSORES E ALUNOS Alcemir Pantoja Rodrigues Tenda 
3622 A REINTERPRETACAO DA POLITICA PEDAGOGICA DE CICLOS POR UMA ESCOLA PUBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM MATO GROSSO Edilamar da Silva Brandini Tenda 
3626 PROGRESSÃO CONTINUADA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS APÓS UMA DÉCADA DE IMPLANTAÇÃO Sérgio Eduardo Gomes da Silva Tenda 
3932 ESCOLA ORGANIZADA POR CICLOS: UM ENFOQUE NAS PRÁTICAS CURRICULARES DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO Silva Rosa de Oliveira Tenda 
4046 TRANSIÇÃO PARA O NOVO ENSINO FUNDAMENTAL: COM A PALAVRA, AS CRIANÇAS E OS PROFESSORES Adriana Zampieri Martinati, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Tenda 

Eixo 1-2

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1319 Um menino perfumado: questões estéticas e identitárias de crianças afro-brasileiras em um cotidiano escolar Cláudia Alexandre Queiroz Tenda 
1326 A Política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e os impactos nas práticas educacionais Solange Santana dos Santos Fagliari Tenda 
1340 PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS DE AFRO-BRASILEIROS: NARRATIVAS QUE CIRCULAM NAS ESCOLAS Sonia Regina dos Santos, Luana Francisca Gomes dos Santos Tenda 
1414 CONCEPÇÕES DE GÊNERO DE FUTUROS/AS PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DO VÍDEO BONECA NA MOCHILA Sandro Prado Santos Tenda 
1842 "E ai professor, o senhor nao vai entrar na roda nao?" JOSÉ CARLOS TEIXEIRA JÚNIOR Tenda 
2151 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL EM RELAÇÃO ÀS POSSÍVEIS SITUAÇÕES DE AUTISMO NO INÍCIO DO SÉCULO XX. FERNANDA FERREYRO MONTICELLI Tenda 
2303 INTERFACE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO CENSO ESCOLAR Michele Aparecida de Sá, Fabiana Cia Tenda 
2308 A AUTORIA DE LECI BRANDÃO EM CANÇÕES AFIRMATIVAS: PERSPECTIVAS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICAS E A EDUCAÇÃO Diony Maria Oliveira Soares Tenda 
2367 Digreção Histórica Educacional dos Surdos: Marcas da Deficiência Daiane Pinheiro Tenda 
2587 BONECAS ABAYOMI: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA TRABALHAR AS RELAÇÕES ETNICAS RACIAIS NA ESCOLA. Maria Claudene da silva Cruz, Denise Sena da Silva Tenda 
2778 EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA CIDADE DE MANAUS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS E ESPECÍFICOS JHONES RODRIGUES PEREIRA Tenda 
2857 REFLEXOS DE POLÍTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Zilene Moreira Pereira Tenda 
2897 A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE E DO SENSO ÉTICO DO EDUCANDO: UM CAMINHO PARA O APRENDER A SER. Ana Cristina Santos Duarte, Josmar Barreto Duarte Tenda 
2949 DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: INDAGAÇÕES AO TRABALHO DOCENTE Paola Cristine Marchioro Hanna Tenda 
2996 MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A/NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MARTA COELHO CASTRO TROQUEZ Tenda 
3001 ALUNOS CULTURAL E LINGUISTICAMENTE DIVERSOS EM ESCOLAS PARTICULARES DE SÃO PAULO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES QUE OS RECEBEM NA SALA DE AULA Adriano Monteiro de Castro, Felipe Otávio Nunes, Marina Rito Brenha Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
3099 AMEAÇAS AO ESTADO LAICO: ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MATO GROSSO DO SUL Miriam Mity Nishimoto, Jacira Helena do Valle Pereira Tenda 
3108 CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM REFERENCIAIS DE IDENTIFICAÇÃO NEGRO POSITIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: ALGUMAS REFLEXÕES Luciana Santiago da Silva Tenda 
3127 RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS FORMATIVAS DE CURSOS DE ENGENHARIAS ELÉTRICA E MECÂNICA José Angelo Gariglio, THATIANE SANTOS RUAS Tenda 
3237 DESIGUALDADE SOCIAL E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL E HUMANO Jorge Alberto Lago Fonseca, Caroline Machado Cortelini Conceição Tenda 
3274 A CONCEPÇÃO ESTRATOMÉTRICA E ALGUNS APONTAMENTOS PARA A ATIVIDADE DOCENTE Luciete Valota Fernandes Tenda 
3291 UMA ESCOLA QUE PRODUZ DIFERENÇAS… OU UMA ESCOLA CONSTRUÍDA NAS DIFERENÇAS... Débora Raquel Alves Barreiros Tenda 
3330 PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO Willian Lazaretti da Conceição Tenda 
3357 A LEI 10.639/03: PROBLEMATIZANDO ALGUNS INDICATIVOS ACERCA DO CUMPRIMENTO LEGAL Marcele Xavier Torres Tenda 
3371 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS RELAÇÕES RACIAIS E DE GÊNERO: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL Luciano Nascimento Corsino Tenda 
3381 TEXTOS CULTURAIS E MASCULINIDADES Alessandro Garcia Paulino Tenda 
3422 DIDÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A CRIANÇA SURDA: CONCEPÇÕES E IDENTIDADES ARLETE MARINHO GONÇALVES Tenda 
3665 ESBOÇO DE UMA CARTOGRAFIA DAS AÇÕES: ANÁLISE DOS CONTEXTOS E SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA DAS CLASSES POPULARES DE ANGRA DOS REIS Rodrigo Torquato da Silva, Danielle Tudes Pereira Silva Tenda 
3738 POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS COMO RESPOSTA ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICORRACIAL MARIA SARAIVA DA SILVA, Auricléa Barros Pereira Tenda 
3334 Ensino de Geografia e favelas: uma possibilidade de escuta Juliana Maddalena Dias Tenda 
3771 POR ENTRE “CORCUNDAS”, CIGANAS, SINOS E A INVENÇÃO DO SUJEITO HOMOSSEXUAL Marlyson Junio Alvarenga Pereira Tenda 

Eixo 1-3

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1251 AS QUESTÕES DA SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO /ORIENTAÇAO SEXUAL: REFLEXÕES A PARTIR DAS PRODUÇÕES DOS ENCONTROS NACIONAIS DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (1996- 2012) Rita de Cássia Petrenas, Sueli Itman Monteiro Tenda 
1442 PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE IMPACTOS DO ENEM Juliana Cristina Perlotti Piunti, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Tenda 
1491 Diagnóstico da Qualidade de Ensino de um Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA): um estudo de caso LUCIANA BANDEIRA BARCELOS Tenda 
1509 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO PROEJA DO IFCE: TAREFA DIDÁTICA NECESSÁRIA E PERMANENTE NO TRABALHO DO PROFESSOR Maria Lindalva Gomes Leal Tenda 
1520 A RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE PERIFERIA Michele Cristina Pedroso, Leila Maria Ferreira Salles Tenda 
1653 CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO Aline Cristina Souza, Fabiana Cia Tenda 
1672 OS CAMPONESES E A ESCOLA: (DES) CONSTRUINDO IDENTIDADES Simone da Silva Ribeiro Tenda 
1965 INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO COMUM E NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Saulo Fantato Moscardini, Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo Tenda 
2006 PRÁTICAS COTIDIANAS E SUAS POTENCIALIDADES EMANCIPATÓRIAS: A TESSITURA DE CONHECIMENTOS NA/DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Rafael Marques Gonçalves Tenda 
2033 A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ORIGEM DA VIDA NA TERRA SOB O ENFOQUE PSICOGENÉTICO Eliane Giachetto Saravali, Amanda de Mattos Pereira Mano Tenda 
2077 INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE: UM ESTUDO DE CASO Ana Cristina Silva da Rosa, Denizia Ribeiro da Silva, Ítala Adalgisa Alves Agra, Paulo César Geglio Tenda 
2087 “TERRITÓRIOS EDUCATIVOS” E O PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA\PEI: O CASO DO PARQUE LAGOA DO NADO EM BELO HORIZONTE-MG. Paulo Felipe Lopes de Carvalho Tenda 
2126 O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: QUE LÍNGUA É ESSA? Cássia Geciauskas Sofiato, Lucia Helena Reily Tenda 
2169 O LIVRO DIDÁTICO COMO POLÍTICA EDUCACIONAL E O PROCESSO DA SUA ESCOLHA: UMA EXPERIÊNCIA EM MUNICÍPIOS CEARENSES Ana Paula de Aráujo Ribeiro Cavalcante, Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Cláudia Rodrigues Machado, Maria Lúcia Aguiar Teixeira Tenda 
2185 A INSTAURAÇÃO DE UMA CULTURA FILOSÓFICA NO BRASIL: IMPASSES SÓCIO-POLÍTICOS, AVANÇOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS E ALGUMAS SUGESTÕES Cláudio Roberto Brocanelli Tenda 
2296 ALGUNS ENTRAVES NA BUSCA DE UM ATO RESPONSÁVEL NA INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO Emilene Coco Santos Tenda 
2320 O PAPEL DA ESCOLA, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O CONSUMO DE DROGAS ENTRE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA Luci Mara Bertoni, Andressa Mendes da Silva Dias, Antonio Xavier da Silva Tenda 
2442 “SER ALGUÉM EU JÁ SOU! JÁ SOU ALGUÉM”: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO POPULAR NA ESCOLA PÚBLICA Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, carmem lucia eiterer Tenda 
2453 REFLETINDO SOBE AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE A PARTIR DE PROJETOS DE EDUCÃO MORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Claudiele Carla Marques da Silva, maria suzana de stefano menin Tenda 
2538 A VEICULAÇÃO DE VALORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS Rinaldo Molina, Stella Verdasca Tenda 
2560 EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E INCLUSÃO: FUNDAMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE DIFUSÃO CIENTÍFICA Daisi Teresinha Chapani Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2616 AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS FRENTE AO DESAFIO DA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Tatiane Negrini Tenda 
2675 ESPAÇO DE DISCUSSÃO: RECORTE DA AÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Priscila Magalhães Gomes Collet Silva Tenda 
2787 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CINECLUBE ESCOLAR À LUZ DO MOVIMENTO CTSA SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE, Cynthia Torres Daher Fortunato, Maria Geralda Oliver Rosa Tenda 
2803 AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA ARTE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ Maria Marina Dias Cavalcante, Leandra Fernandes do Nascimento Tenda 
3029 HABITUS ORIENTAL E PROFESSORAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA Miriam Mity Nishimoto, Jacira Helena do Valle Pereira Tenda 
3037 EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIVERSIDADE: ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA Mônica Desiderio, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Yara Fonseca de Oliveira e Silva Tenda 
3218 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E CONCEPÇÕES DOCENTES: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NO CURRÍCULO Glaucia Eunice Gonçalves da Silva Tenda 
3448 A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE O FENÔMENO BULLYING Rinaldo Molina Tenda 
3449 EDUCAR PARA O PENSAMENTO E CONTRA A BARBÁRIE: O DESAFIO ARENDTIANO NO ENSINO MÉDIO Marcelo Andrade, Raquel Botin Jerez Tenda 
3474 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS ESCOLARES Claudiele Carla Marques da Silva, JULIANA APARECIDA MATIAS ZECHI, Alana Paula de Oliveira Tenda 
3508 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO: A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Gesilane de Oliveira Maciel José Tenda 
3554 O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO A PESQUISA NOS ANOS INICIAIS DO NÍVEL FUNDAMENTAL A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA Elisangela Silva de Oliveira, Michelle Valga Moreira Tenda 
3646 AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: DOIS ASPECTOS EM DISCUSSÃO Sonia Lopes Victor, Amanda Costa Camizão, Patrícia Moreira Muniz Rosa Tenda 
3652 O PIBID DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM UMA ESCOLA ESTADUAL Juliane Ap. de Paula Perez Campos, Márcia Duarte, Carla Ariela Rios Vilaronga Tenda 
3769 RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO MORAL maria suzana de stefano menin, Alana Paula de Oliveira Tenda 
3772 LANCHE ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRIVADO Hachel Pinheiro Pinheiro Melengate Tenda 
3774 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS AÇÕES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES: REFLEXÕES INICIAIS Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Geandra Cláudia Silva Santos, MARIA STELA OLIVEIRA COSTA, SORAYA ELI LYRA PINTO Tenda 
3776 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA PARCERIA DE APOIO PEDAGÓGICO ENTRE NEPPD E UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE MANAUS Gisella Vieira Braga Tenda 
3848 PRÁTICAS DOCENTES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA Karine Martins Sobral, LIDIANE RODRIGUES CAMPÊLO DA SILVA, ANA DE SENA TAVARES BEZERRA, Nilson de Souza Cardoso Tenda 
3864 ARTICULAÇÃO ENTRE A SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A SALA COMUM: PENSANDO O TRABALHO COM ALUNOS QUE TÊM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Geandra Cláudia Silva Santos, MARIA STELA OLIVEIRA COSTA, SORAYA ELI LYRA PINTO Tenda 
2304 ATELIÊ DE FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO: SUBSÍDIOS À ATUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NA ESCOLA MARY RANGEL, Jane do Carmo Machado Tenda 
4032 INCLUSÃO DE SURDOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NOVA IGUAÇU: REFLEXÕES A PARTIR DO DISCURSO DOS PROFESSORES Camila Machado de Lima Tenda 

Eixo 1-4

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1258 OS SABERES MUSICAIS E A ESCOLA Jorge Luiz Schroeder Tenda 
1276 Teatro e educação: breve sinopse Talitha Cardoso Hansted Tenda 
1425 SABERES DOCENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Ana Altina Cambuí Pereira, Mariana Soledade Barreiro Tenda 
1629 UM DIÁLOGO SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DAS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SALVADOR Maurícia Evangelista dos Santos Tenda 
1757 O LIVRO DIDÁTICO E A PRODUÇÃO GRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO DA COLEÇÃO TAPETE VERDE, DA DÉCADA DE 1970 Chris de Azevedo Ramil Tenda 
1767 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR PORTFÓLIO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA DOS ANOS INICIAIS CAROLINA DE CASTRO NADAF LEAL, Helenice Maia Tenda 
1948 O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – A VISÃO DOS PROFESSORES Maria José Diogenes Vieira Marques, Adriana Pastorello Buim Arena Tenda 
2458 A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE Cássia Geciauskas Sofiato, Tatiana Cristina dos Santos, Elvira Cristina Martins Tassoni Tenda 
2680 A ADERÊNCIA DE PROFESSORAS E ALUNOS A ESCOLA: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE E DO OFÍCIO DE ALUNO. Luciana Ceregatto, THAIS HELENA JORDÃO BARTIROMO FERRI Tenda 
2684 A PRODUÇÃO ESCRITA DO TEXTO DRAMÁTICO EM DUAS COLEÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADAS NO PNLD-2011 Beatriz Lopes Tenda 
2751 PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB UMA VISÃO CRÍTICA Eunice Almeida Silva, Maria Helena Salgado Bagnato Tenda 
2982 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE TRÊS COORDENADORAS DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS/PE: EXPRESSÃO DE MÚLTIPLOS SABERES Celma de Amorim Pontes, Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
3224 A AÇÃO DE OLHAR, ESCUTAR E PERCEBER AS CRIANÇAS E PLANEJAR COM ELAS...UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. Gicele Maria Cervi, Maristela Pitz dos Santos Tenda 
3341 IDAS E VINDAS NA ESCOLA: OS DESAFIOS DO ESTÁGIO EM GEOGRAFIA Larissa Corrêa Firmino Tenda 
3496 A POLÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA NA CIRCULARIDADE DOS DISCURSOS Ana Carolina Garcia de Oliveira, Maria Inês Petrucci Rosa Tenda 
3504 FORMAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL, CATARSE E EDUCAÇÃO Tamiris Souza de Oliveira Tenda 
3505 O PROFESSOR E A SELEÇÃO DE LIVROS LITERÁRIOS PARA USO NA ESCOLA Florence Barbosa Gomes Santos Tenda 
3634 FORMAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL, EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES SÓCIO-FILOSÓFICAS DE THEODOR ADORNO Raniely do Nascimento Kiihl Tenda 
3704 PRÁTICA DE ENSINO/ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS RELAÇÕES COM A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO DAS ESCOLAS: POSSIBILIDADES COM O TRATO DO CONHECIMENTO Raquel Cruz Freire Rodrigues Tenda 
3727 ALFABETIZANDO CRIANÇAS COM BASE NA TEORIA DE PAULO FREIRE: A EXPERIÊNCIA DO PIBID Leila Cristina Moraes Tenda 
3798 PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR EM ENFERMAGEM: UMA POSSIBILIDADE ATRAVÉS DA INICIAÇÃO A PESQUISA Gizella Menezes Rodrigues, SUZANE BEZERRA DE FRANÇA Tenda 
3815 A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE E DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS POR ETAPAS Gizella Menezes Rodrigues, SUZANE BEZERRA DE FRANÇA Tenda 
3906 O ENSINO DA MATEMÁTICA A UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ALGUMAS REFLEXÕES JESSICA DE BRITO, Juliane Ap. de Paula Perez Campos Tenda 
3917 OS SABERES DISCIPLINARES MOBILIZADOS PELAS EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DO COMPONENTE CURRICULAR PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA SELMA TÂNIA LINS E SILVA LEÃO Tenda 

Eixo 2-1

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1291 A PROBLEMATIZAÇÃO EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Davi Andrade Pacheco, Márlon Caetano Ramos Pessanha Tenda 
1312 A PRÁTICA DE ENSINO COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES-COLABORADORES Larissa Cerignoni Benites, Marina Cyrino, Samuel de Souza Neto Tenda 
1430 CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA E DO ESTÁGIO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Erika Barroso Dauanny Tenda 
2004 A VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AVALIAÇÃO E DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA Andressa Florcena Gama da Costa, Maria Raquel Miotto Morelatti Tenda 
2179 A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NAS PROPOSTAS INOVADORAS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: O CASO DA UFPR-LITORAL Ligia Paula Couto Tenda 
2217 ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O USO DO CONCEITO “PROFESSOR REFLEXIVO” NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA Nayara Ferreira de Moura Barbosa, José Rubens Lima Jardilino Tenda 
2266 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Marli Amélia Lucas Pereira, Eduardo de Lucas Pereira Tenda 
2290 ENTRE PERGUNTAS E RESPOSTAS: FORMA(AÇÃO), MEDIA(AÇÃO) E O SABER-FAZER DO COORDENADOR PEDAGÓGICO Poliana Marina Mascarenhas de Santana Magalhães Tenda 
2410 A FORMAÇÃO DIDÁTICO/PEDAGÓGICA DOS ALUNOS E FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFTM Maria Célia Borges Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2496 AS REFORMAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Vanessa Caldeira Leite Tenda 
2777 CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS AOS CURRÍCULOS DA GRADUAÇÃO Inajara Vargas Ramos Tenda 
2813 Reflexões sobre a leitura na formação inicial do pedagogo Milene Kinlliane Silva de Oliveira, Maria José de Lima, Maria Marina Dias Cavalcante, Regina Célia Ribeiro Lotffi Tenda 
2977 A INTEGRAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA GESTÃO DA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: VISÃO SOBRE O CURSO DE HISTÓRIA DA UECE ANA DE SENA TAVARES BEZERRA, Lidiane Sousa Lima, Walquiria Freire de Carvalho, Andréa da Costa Silva Tenda 
3391 DIDÁTICA E ENSINO DO JOGO NO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Angela Rodrigues Luiz, Lilian Ferreira Rodrigues Brait Tenda 
3566 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Érika Soares de Melo Tenda 
3792 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Cristina Cinto Araujo Pedroso, Delma Rosa Dos santos Bezerra, Noeli Prestes Padilha Rivas Tenda 
3822 OS PROGRAMAS DE ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PROPOSTAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS CHILENAS Nora Faúndez-Vallejos Tenda 
3934 A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DESCONTRUÇÃO DO MITO DO “LIVRO DE RECEITAS” Ingrid Louback de Castro Moura Tenda 

Eixo 2-2

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
3257 POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS MINEIRAS E REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE Maria da Assunção Calderano, Margareth conceição Pereira, Gláucia Fabri Carneiro Tenda 
1354 Autonomia e poder docente: estão sendo agregadas de desempoderamento docente no cotidiano escolar? Janaina Boniatti Bolson Tenda 
1487 O (DES)CONHECIMENTO SOBRE SÍNDROME DE BURNOUT/ESTRESSE DOCENTE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) CARLA PATRÍCIA QUINTANILHA CORRÊA Tenda 
2309 O TRABALHO DOS PEDAGOGOS/ PROFESSORES E A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR BRUNA PEREIRA ALVES FIORIN, MARIA CECILIA MARTINS MANCKEL Tenda 
2563 O CONCEITO DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Algumas implicações para a construção da autonomia docente. Tatyanne Gomes Marques Tenda 
2626 COMPLEXIDADE E DIALOGICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE LECIONAM QUÍMICA NA ESCOLA PÚBLICA Nádja Patrícia Gonçalves da Silva Almeida Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
3289 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONDIÇÕES DE TRABALHO: IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE DOCENTE MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, ISANA CRISTINA DOS SANTOS LIMA Tenda 
3711 O IDESP E A MULTISSERIAÇÃO NA ESCOLA SERIADA E A CONDIÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO. Melina Casari Paludeto, Mauro Sala Tenda 
3749 EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARNAÍBA/PI:O ENTRELACE DE DIRETRIZES CURRICULARES, PRÁXIS PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE Tânia Serra Azul Machado Bezerra Tenda 
3887 PLANEJAMENTO, COLABORAÇÃO REFLEXÃO CRÍTICA: ações para enfrentar a complexidade da sala de aula Marlinda Pessôa Araujo Tenda 
3995 FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA: A ATUAÇÃO DA PROFESSORA-COORDENADORA NOS ESPAÇOS FORMATIVOS NA/DA ESCOLA Heloísa Helena Dias Martins Proença Tenda 

Eixo 2-3

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1247 Formação e atuação musical do pedagogo: algumas possibilidades Silvia Cordeiro Nassif Schroeder Tenda 
1254 COLABORAÇÃO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE L.E. Cristiane Magalhães Bissaco Tenda 
1278 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORES: INTERAÇÕES E SENTIDOS CONSTRUÍDOS NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL Thais Cristiane Degasperi, Dalva Maria Bonotto Tenda 
1373 A DIMENSÃO DA PRÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS GLAUCO NUNES SOUTO RAMOS, Rafael Quezada Almeida Tenda 
1459 O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONSTRUÇÃO DE UM ITINERÁRIO FORMATIVO À LUZ DA PESQUISA-AÇÃO Cristiane Fernanda Xavier, Evelyn Soares de Abreu, Renata de Fatima Gonçalves Tenda 
1465 Identidade Docente: as várias faces da constituição do ser professor Elisangela Venancio Ananias, Dijnane Fernanda Vedovatto Iza, Luiz Sanches Neto, Rebeca Possobom Arnosti, Luciana Ceregatto, Camila Valério, Marina Cyrino, Larissa Cerignoni Benites Tenda 
1480 O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR NA EFETIVA-AÇÃO DO ESTÁGIO: MÚLTIPLAS VISÕES Francisca Cristina de Oliveira e Pires Tenda 
1501 MOVIMENTO DOS SEM TERRA: A RUPTURA DAS “CERCAS INVISÍVEIS DO SABER” NA OCUPAÇÃO FORMAL DAS UNIVERSIDADES ADELAR JOÃO PIZETTA Tenda 
1504 COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Vanessa Moreira Crecci, Dario Fiorentini Tenda 
1507 CARÊNCIA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: FALTAM CURSOS, SALÁRIO OU IDENTIDADE DE CURSO? Wildson Luiz Pereira dos Santos, Carmen Silvia da Silva Sá Tenda 
1569 PIBID BIOLOGIA NA UFRPE: DOIS ANOS DE UNIDADE TEORIA-PRÁTICA NA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA Monica Folena Araújo Tenda 
1608 TEMPO E NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DO SER PROFESSORA Sandrelena da Silva Monteiro Tenda 
1615 FORMAÇÃO DOCENTE: A GÊNESE DO CONCEITO DE PRÁTICA Giandréa Reuss Strenzel Tenda 
1627 O PROCESSO FORMATIVO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS PORTO ALEGRE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL: APONTAMENTOS INICIAIS Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral Tenda 
1655 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCESSOS INVESTIGATIVOS E FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE DE ENSINO DE ARAÇATUBA Ana Cláudia Bonachini Mendes Tenda 
1663 ESCOLA PÚBLICA COMO LOCAL DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: AS HORAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC) Gabriela Reginato de Souza Tenda 
1681 CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE ACIEPE “BRINQUEDOTECA PARA TODOS”: AVALIAÇÃO E DESCRIÇÃO Fabiana Cia, Carla Ariela Rios Vilaronga Tenda 
1682 FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PROCESSOS ANDRAGÓGICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM GLAUCIA BERTON DAGOSTINO Tenda 
1698 AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO COM PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS EM INÍCIO DE CARREIRA Renata Cristina Cunha Tenda 
1713 FORMAÇÃO CONTINUADA: SIGNIFICADOS E SENTIDOS NA PRÁTICA DOCENTE MARCOS ANTONIO SILVA Tenda 
1755 INTERNET E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA Wagner Teixeira Dias, Zena Eisenberg Tenda 
1762 FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PLANO DE ACOES ARTICULADAS (PAR): A IMPLEMENTACAO NO MUNICIPIO DE SANTA INES/MA Severino Vilar Albuquerque Tenda 
1828 A LEITURA NA VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E OS DIÁRIOS DE FORMAÇÃO Germana Albuquerque Costa Zanotelli, Regiane Rodrigues Araújo, Emanuelle Oliveira da Fonseca Tenda 
1851 O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez, Cláudia Valentina Assumpção Galian Tenda 
1858 FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DE MEIRIEU: INTERAÇÃO REFLEXIVA SOBRE NOVOS SABERES Sônia Aparecida Belletti Cruz Tenda 
1895 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ - RJ Simone Chaves Dias Tenda 
1896 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO AMAZONAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM Ilaine Inês Both, ARLENE ARAUJO NOGUEIRA, Maria Rita Santos da Silva Tenda 
1901 PROCAMPO: UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL PARA O DOCENTE DO CAMPO Albêne Lis Monteiro, Eliane Miranda Costa Tenda 
1910 A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO PARA MELHORAR A FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS PARA LECIONAR CIÊNCIAS Micaías Andrade Rodrigues Tenda 
1911 QUEM SOMOS OS DOCENTES DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA? Josélia Maria Costa Hernandez, Eliana Prado Carlino Tenda 
1918 PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSOR silvia matsuoka de oliveira Tenda 
1946 Formação de professores de Espanhol na Rede Federal de Educação Tecnológica: concepções e propostas de ensino Antonio Ferreira da Silva Júnior Tenda 
1957 PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O CURRÍCULO JULIANA DINIZ GUTIERRES, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira Tenda 
1964 RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E CONHECIMENTO MATEMÁTICO Maria Isabel Batista Serrão, Ademir Damazio, Elaine Sampaio Araujo, Flavia da Silva Ferreira Asbahr, Josélia Euzebio da Rosa, Manoel Oriosvaldo de Moura Tenda 
1981 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vania Sueli da Costa, Dimarina Figueredo Gomes Lima Tenda 
2068 A FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: TENSÕES E CONTRADIÇÕES ENFRENTADAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO Simone do Nascimento Nogueira Tenda 
2137 INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES NO DESEMPENHO DOS ALUNOS Eliane Kiss de Souza, Beatriz Vargas Dorneles Tenda 
2171 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: INQUIETAÇÕES E DESAFIOS Brucce Sanderson Prado de Freitas, Monike Hyasmin Gomes Miranda, Simone Sendin Moreira Guimarães, Rones de Deus Paranhos Tenda 
2203 ESTREITANDO LAÇOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Maria de Fátima Teixeira Gomes Tenda 
2221 A EMERGÊNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Carla Regina Calone Yamashiro Tenda 
2223 O PROFESSOR EM ATIVIDADE DE ESTUDO NO MOVIMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Maria Eliza Mattosinho Bernardes, SANDRA APARECIDA SANTANA ASSALI Tenda 
2231 FORMAÇÃO CONTINUADA DO(A) ALFABETIZADOR(A):ENTRE DEMANDAS, PROPOSTAS E CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA Maria Lemos da Costa, Conceição de Maria Ribeiro dos Santos, Patricia da Cunha Gonzaga Tenda 
2237 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA PIBID: ESTREITANDO A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Silvio Sena, José Milton de Lima Tenda 
2241 AS INTERFERÊNCIAS DA QUALIFICAÇÃO DOS DOCENTES NOS CURSOS NOTURNOS: O CASO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Hilda Mara Lopes Araújo, Neide Cavalcante Guedes Tenda 
2245 DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS: A CULTURA VISUAL COMO POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO DO DESEJO NA CONTEMPORANEIDADE Thais Raquel da Silva Paz, Marilda de Oliveira Tenda 
2311 A PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA POSSIBILITANDO NOVAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS Kelly Cristina Betereli, Adair Mendes Nacarato Tenda 
2359 O CURRÍCULO PENSADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA REGIÃO DO AGRESTE. Priscilla Maria Silva do Carmo, Maria Julia Carvalho de Melo, LUCINALVA ANDRADE ATAÍDE DE ALMEIDA Tenda 
2363 AS RELAÇÕES DE PODER-SABER NA CONSTITUIÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM QUÍMICA/FÍSICA DA UNICAMP Tacita Ansanello Ramos, Maria Inês Petrucci Rosa Tenda 
2375 UTOPIA OU REALIDADE: A FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA REFLEXIVA COM FOCO NAS METAS DO PNE Alexandre José da Silva, Filomena Maria Gonçalves Moita Tenda 
2413 A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UFTM REVIGORADA PELAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID AILTON PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR, Valéria Almeida Alves, Elizandra Zeulli Tenda 
2426 A FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA E OS IMPACTOS DO PROJETO PIBID Nara Vieira Ramos, Andressa Wiebusch, Isadora Aimê Paul, ROSANE CARNEIRO SARTURI Tenda 
2454 PRÁTICA DOCENTE: PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI ACERCA DAS PRIMEIRAS VIVÊNCIAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Ana Vérica de Araújo, Maria luciete dos Santos, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Francisca Maria Teixeira de Sousa, Isabel Cristina Higino Santana Tenda 
2473 REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PROGRAMA PRÓ- LETRAMENTO Alda Maria do Nascimento Osorio, Alessandra Carla Baccin Tenda 
2521 PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA: EXPERIÊNCIAS E RELEVÂNCIAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR Iany Bessa Silva Menezes, Antonia Solange Pinheiro Xerez, Francisca Gorete Bezerra Sepúlveda Tenda 
2525 O TRABALHO DOCENTE DE ORIENTAÇÃO À PESQUISA: RACIONALIDADE PEDAGÓGICA, SABERES E PRÁTICAS EMERGENTES EM CURSO DE GRADUAÇÃO Jacques Therrien, Maria Raquel de Carvalho Azevedo Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2530 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM OS JOGOS TEATRAIS Thaís Philipsen Grützmann Tenda 
2534 LICENCIANDOS EM ARTE DA UERGS: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO PARTICIPANDO DO PIBID/CAPES Cristina Rolim Wolffenbüttel Tenda 
2546 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA IFES MINEIRA Rogéria Viol Ferreira, ANA CLÁUDIA LOPES CHEQUER SARAIVA Tenda 
2554 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA AUTOPOIÉTICA. Iguatemi Santos Rangel, ANDREIA TEIXEIRA RAMOS, SOLER GONZALEZ Tenda 
2610 ATIVIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA Wedja Maria Oliveira Leal, Elisandra Felix Vieira, Virgínia Campos Machado, Elvira Maria Godinho Aranha, Vanessa Cristina da Silva, Vivian Carla Bohm Rachman, Alessandra de Oliveira Capuchinho, Wanda Maria Junqueira de Aguiar Tenda 
2635 UM OLHAR NO HORIZONTE - ESTÁGIO COMO LIBERDADE: PENSANDO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO Berenice Lurdes Borssoi Tenda 
2685 UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA PELO CEFAPRO-CÁCERES/MT Rinalda Bezerra Carlos Tenda 
2689 APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: SABERES, ATITUDES E IMAGENS COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ANA CLÁUDIA LOPES CHEQUER SARAIVA, Érica Miranda Maciel Tenda 
2695 O MEMORIAL E SUA CONTRIBUIÇÂO NO PROCESSO DE FORMAÇÂO INICIAL DO EDUCADOR. Miguel André Berger Tenda 
2756 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CRIANÇAS SURDAS ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA Sônia Maria de Souza Bonelli, Rosane Conceição Vargas Tenda 
2786 COORDENANDO OS ESTÁGIOS NAS LICENCIATURAS DA FURB:intervenções e contribuições Vera Lúcia de Souza e Silva, Gicele Maria Cervi Tenda 
2791 UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO INSTRUMENTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA Ana Vérica de Araújo, Maria luciete dos Santos, Francisca Maria Teixeira de Sousa, Isabel Cristina Higino Santana Tenda 
2797 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS Nilra Jane Filgueira Bezerra, Salete Maria Chalub Bandeira, Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra Tenda 
2837 SOBRE MESTRES E APRENDIZES: A EXPERIÊNCIA DO PRODOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFF Iduina Mont'Alverne Chaves, Tatiana Leite da Silva Pessôa Tenda 
2887 OS SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONCEPÇÃO DE DOCENTES EM FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR Cláudia Cristina Rêgo Almeida Tenda 
2894 UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DE PROFESSORES (PGP) Nayara Stheffany Tenório de Barros, Cláudia Cristina Rêgo Almeida, Cristina Maria Bezerra Oliveira Tenda 
2904 REPENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROJETO INTENSIVO NO CICLO (PIC) Maria Raquel Miotto Morelatti, Juliane do Nascimento Tenda 
2999 SENTIDOS ATRIBUÍDOS A ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CURSO DE PEDAGOGIA POR PROFESSORES E ALUNOS Luciene Romanelli Lins Cordeiro, Helenice Maia Tenda 
3009 CUIDADO! FALAREI SOBRE O TEMPO. Monique da Silva Tenda 
3010 EXPERIÊNCIAS DE PIBIDIANOS: REFLEXÕES SOBRE O SER E O CONSTITUIR-SE COMO DOCENTE Adilson Ramos da Paixão Figueiredo, Tatiane Pereira da Costa Tenda 
3028 AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFORMA E DIRECIONAMENTO DA FORMAÇÃO A SERVIÇO DO CAPITAL Márcia Morschbacher Tenda 
3087 MARCAS DE DISCURSOS HÍBRIDOS NA FORMAÇÃO INICIAL E NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Verônica Caldeira Leite Christino Tenda 
3111 MARCAS DE DISCURSOS HÍBRIDOS NA FORMAÇÃO INICIAL E NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Verônica Caldeira Leite Christino Tenda 
3131 AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PORTAL DO PROFESSOR EM MINAS GERAIS Rita Alice de Carvalho Lopes, Heloisa Raimunda Herneck Tenda 
3134 PERSPECTIVAS DE FUTURO PROFISSIONAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS Simone Sendin Moreira Guimarães, Rones de Deus Paranhos, Thayná Carolinne Guimarães Papalardo, Leandro Vasconcelos Baptista, Talita Castro Oliveira Tenda 
3184 A Prática Reflexiva ao Planejar e Ministrar Aulas de Línguas Estrangeiras na Escola Pública Samanta de Pádua Neves, Natalia Aparecida Canteiro Bisio Tenda 
3213 EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIA PARA A AÇÃO DOCENTE EMANCIPADORA Maria Iolanda Fontana Tenda 
3233 CONCEPÇÃO SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR DE LICENCIANDOS SOBRE AS PRÁTICAS DOS FORMADORES Ariadne Nascimento Públio Pereira Tenda 
3267 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO EMANOELA MOREIRA MACIEL, Bárbara Maria Macêdo Mendes Tenda 
3281 AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E A INTERFACE COM A DOCÊNCIA Renata Bernardo Tenda 
3293 MANEIRAS DE CONSTRUIR A PROFISSIONALIDADE DOCENTE: QUAIS AS ROTAS, PERCURSOS E PERCALÇOS (IM)POSSÍVEIS? Janete Trajano da Silva Tenda 
3317 FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRELAÇANDO DIFERENTES PRÁTICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Adriana Bragagnolo Tenda 
3365 A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Elisangela Silva de Oliveira, Ethel Silva de Oliveira Tenda 
3379 A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: EDIFICANDO PONTES PARA O EXERCÍCIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR JOELSON DE SOUSA MORAIS Tenda 
3450 GRUPO COLABORATIVO: ESPAÇO DE APROXIMAÇÃO E ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA SHEILA DENIZE GUIMARÃES BARBOSA, Mônica Vasconcellos Tenda 
3537 A FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Patricia Raquel de Sousa Silva Tenda 
3567 FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE O PIBID Thaisa de Andrade Jamoussi Tenda 
3571 DOCÊNCIA ORIENTADA E AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRICULAR: LUGARES DE EXPERIÊNCIAS, DE EXIGÊNCIAS E DE DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOCENTE Silvana Martins de Freitas Millani, Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto Tenda 
3577 FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (NÃO HABILITADOS) PARTICIPANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA VINCULADO AO PARFOR Marcos Lopes de Souza, Daisi Teresinha Chapani, Sueli Biano Santos Tenda 
3614 A DIDÁTICA NA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFRRJ Fabrícia Vellasquez Paiva, Ingrid Ribeiro de Araujo Tenda 
3615 APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOB OS VIÉSES DA DISCIPLINA DE ANÁLISE E DA NOÇÃO DE COGNIÇÃO INVENTIVA Sílvio César Otero-Garcia, Giovani Cammarota Tenda 
3633 A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA A CONCEPÇÃO DE TEXTO Giovana Azzi de Camargo Tenda 
3653 A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO ESPAÇO VIRTUAL DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Luiz Marcelo de Carvalho, Leirí Valentin Tenda 
3658 A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin, Noeli Prestes Padilha Rivas, Camila Rezende Alba Cuadrado Tenda 
3706 ANÁLISE CRÍTICA DO PARFOR ENQUANTO PROPÓSITO E REALIDADE NO CARIRI CEARENSE GERCILENE OLIVEIRA DE LIMA, ELANDIA FERREIRA DUARTE, VIRGINIA DE MOURA RIBEIRO SOARES, Cláudio Romero Pereira de Araújo Tenda 
3716 A SALA DE AULA DA GERAÇÃO Y: REPENSANDO A FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA OS PROFESSORES Neide Pena Cária, Nelson Lambert Andrade Tenda 
3741 O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: IMPACTOS NA DIDÁTICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE Fernanda Guarany Mendonça Leite Tenda 
3761 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESPÍRITO SANTO: IMPRESSÕES RELACIONADAS À DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO. Sue Elen Lievore Tenda 
3767 A prática pedagógica: tecituras e reflexões a partir das experiências no PIBID - Pedagogia/UFRN Elda S. do Nascimento Melo Tenda 
3869 A AUTOCONFRONTAÇÃO: UM ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DISPONIBILIZADAS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES Arlete Rodrigues Santos, neiza de lourdes frederico fumes, ALESSANDRA BONORANDI DOUNIS, ELAINE DE HOLANDA ROSÁRIO Tenda 
3878 O FORMADOR DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO APRENDIZ Lenir Silva Abreu, Anna Maria Pessoa de Carvalho Tenda 
3930 EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA NANCY NONATO DE LIMA ALVES Tenda 
3933 SILENCIAMENTOS REVELADOS : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Simone Sendin Moreira Guimarães, Rones de Deus Paranhos, Guilherme Henrique Arcena Moura, Sayonara Martins dos Santos Tenda 
3944 PROCESSOS, EMBATES E DISPUTAS: A “PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR” EM DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA Luisa Dias Brito, Denise de Freitas Tenda 
4002 A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS E SUA ARTICULAÇÃO COM OS RESULTADOS DA PROVA BRASIL (2005-2010) Lucimara Domingues de Oliveira Tenda 

Eixo 2-4

Data: 24 de Julho Sessão 1
Cod Título Autores Local
1735 DOCÊNCIA ONLINE: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Nicia Cristina Rocha Riccio, Joseilda Sampaio de Souza Tenda 
2022 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE AUTONOMIA E AVALIAÇÃO Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Juliana Guimarães Faria, Mônica Desiderio Tenda 
2124 POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Juliana França Viol Paulin, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Tenda 
2446 O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE PEDAGOGA A DISTÂNCIA/UFSCAR SOB A ÓTICA DOS(AS) PARTICIPANTES ENVOLVIDOS(AS) NO PROCESSO Maria Betanea Platzer, Aline Sommerhalder, Maria Iolanda Monteiro, Fabiana Marini Braga, Márcia Regina Onofre, Carlos Eduardo Candido Pereira Tenda 
2594 COGNIÇÃO, FORMAÇÃOE CURRICULO: UM OUTRO OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Mary Valda Souza Sales Tenda 
2649 AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS DISCIPLINAS TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Maria da Conceição Alves Bezerra, Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva Tenda 
2652 FORMAÇÃO-INVESTIGAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES: DISCUTINDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DAS NARRATIVAS DOS DOCENTES ISA MARA COLOMBO SCARLATI DOMINGUES, Maria da Graca Nicoletti Mizukami, Marilce da Costa Campos Rodigues, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Tenda 
Data: 26 de Julho Sessão 2
Cod Título Autores Local
2830 ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO ADOTADAS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE Márlon Caetano Ramos Pessanha, MARIA ADRIANA BACHION Tenda 
2928 PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS: A FORMAÇÃO INICIAL EM NOVOS CONTEXTOS joao batista franco borges, Nailza da Costa Barbosa Gomes, VALTRICIA LUCELITA FROZI, Edenar Souza Monteiro, Marcia Matheus Tinoco, Lucinete Ornagui de oliveira Tenda 
2972 AS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DOS TUTORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (2007-2011) Eveline Maria Rezende Valle Costa Peters Tenda 
3055 ORIENTAÇÃO DE DISCIPLINA NO CURSO DE PEDAGOGIA SEMIPRESENCIAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP/UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - UNIVESP: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES Maria Cristina Bortolozo de Oliveira Martins Tenda 
3153 AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DA EAD Thaís Cristina Rodrigues Tezani Tenda 
3373 A TCP COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Ana Paula Teixeira Bruno Silva Tenda 
4009 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DAS FERRAMENTAS QUESTIONÁRIO E WIKI E O TRABALHO COM WEBQUESTS Kenia Rosa de Paula Nazario Tenda 
XVI ENDIPE
23 a 26 de julho de 2012
Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas/SP